. A Vídeo Vigilância na Esc...
. A sempre difícil tarefa d...
. Hot Potatoes: Esta batata...
. Visitas Reais vs Visitas ...
. Colegas Super
. Domingos
. Mónica
. Joana
. Augusta
. Céu
. Hélder
. Carla
. A minha WQ
. Inovações Científicas e Tecnológicas
. Exercícios com Hot Potatoes
Licenciei-me há 10 anos.
No ano de estágio pedagógico (1996/1997) foi-me oferecido, pelo meu pai, o meu primeiro computador. Tal como todos os outros, a utilização que lhe dava era para a construção do material de estágio: planificações, fichas de trabalho, testes ... que ao longo do ano se foram aperfeiçoando. Os computadores eram utilizados pelos professores, essencialmente, para preparação de material para as aulas. Não fugi à regra ...
Entretanto surgiu a "Internetmania", e logo no ano seguinte, fui fazer uma formação sobre como utilizar a Internet. O que me levou a frequentar esta formação foi, essencialmente, a curiosidade, porque achava que não ía conseguir utilizar aquela ferramenta. Da mesma opinião eram muitos dos colegas que comigo a frequentavam.
Como todos estavamos longe de imaginar como a Internet se tornaria uma "parceira" nas aulas de milhares de professores e de alunos, atirando-nos de dentro da sala de aula para "a aldeia global", talvez virtual, em que vivemos. Segundo, D'Eça (1998) recorrer à Internet significa derrubar as paredes da sala de aula e deixar a comunidade exterior invadir "saudavelmente" aquele espaço até então, perfeitamente, delimitado e limitado.
Neste momento vivemos, segundo a minha perspectiva, a Era da Net Aprendizagem, em que podemos guiar os alunos por este fabuloso mundo, desde que estejamos preparados para os alertar à cerca das vantagens e dos riscos, que a mesma comporta.
Actualmente a Internet na Educação pode permitir ao aluno ter um papel central na sua aprendizagem, uma vez que o professor deixa de ser o detentor do saber e o "debitador de matéria" para se tornar um facilitador, um guia, um orientador na construção do conhecimento, a quem o aluno reccore quando necessita (D'Eça, 1998).
Várias são os recursos apresentados pela WEB, que permitem a utilização da Internet nas aulas, WebQuest, Visitas Virtuais, Forúns, ...