. A Vídeo Vigilância na Esc...
. A sempre difícil tarefa d...
. Hot Potatoes: Esta batata...
. Visitas Reais vs Visitas ...
. Colegas Super
. Domingos
. Mónica
. Joana
. Augusta
. Céu
. Hélder
. Carla
. A minha WQ
. Inovações Científicas e Tecnológicas
. Exercícios com Hot Potatoes
De acordo com as Competências Gerais (DEB, 2001) e com o Decreto – Lei nº6/2001 de 18 de Janeiro, que estabelece os Princípios Orientadores da Reorganização Curricular do Ensino Básico, é fundamental o recurso a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), de forma a favorecer o desenvolvimento de competências numa perspectiva de formação ao longo da vida. Como afirma D’Eça (1998), “temos que conciliar o ensino com os novos rumos da vida moderna, com os meios informáticos, com as novas tecnologias de informação e comunicação, com o recurso às redes” (p.17).
Uma actividade interessante para utilização da Internet nas aulas de ciências é a WebQuest. Este conceito foi apresentado, em 1995, por Bernie Dodge e Tom March e trata-se de uma estratégia de aprendizagem que assenta numa pesquisa orientada, em que toda, ou a maior parte, da informação com que os alunos interagem provem da Internet. Consiste num meio de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, designadamente de autonomia na aprendizagem (D’Eça, 1998) e promove a interdisciplinaridade.
O recurso a WebQuests, para o ensino das ciências, pode considerar-se adequado uma vez que se trata de uma actividade orientada para a resolução de problemas. As metodologias que integram este recurso prevêem a possibilidade da realização de actividades, pelos alunos, de uma forma autónoma, colaborativa, cooperativa e intensa de construção de conhecimentos (Cruz, 2006). A utilização deste recurso leva, ainda, os alunos, à procura, à partilha, à investigação, à negociação, ao confronto de ideias e, de uma forma crítica, à selecção da informação mais relevante. No entanto, uma vez que são fornecidas informações gerais ao resolvedor (Dodge, 1995) evitam-se perdas de tempo, em navegações sem rumo. A WebQuest é uma forma de introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula, nomeadamente a Internet, enquanto auxiliadora da construção de conhecimentos por parte dos alunos, mas de uma forma minimamente estruturada (Silva & Leite, 2003), uma vez que apresenta a tarefa a realizar, descreve o processo a usar na realização da dita tarefa, fornece os recursos a utilizar, descreve o sistema de avaliação a adoptar e conclui, promovendo uma reflexão sobre o trabalho realizado e sobre eventuais novos problemas.
Segundo Silva (2006), as WebQuests apresentam vantagens ao nível do desenvolvimento de competências de resolução de problemas, embora a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) proporcionada pela resolução de uma WebQuest seja de natureza mais fechada do que a ABRP tal como é sugerida por Lambros (2004).
A maioria dos fenómenos geológicos reveste-se de alguma subjectividade, para os alunos, uma vez que não podem ser vistos, assentando a sua explicação em modelos. Por isso, a utilização de WebQuests reveste-se de enorme importância, na leccionação dos conteúdos abordados, por permitir o recurso a sites onde se podem visualizar simulações dos fenómenos, como por exemplo os que se relacionam com a Dinâmica Interna do Planeta, tais como o movimento de placas litosféricas.
Alguns links de WebQuest de Ciências
Estes são apenas 4 dos exemplos disponíveis na Internet, e que podem ser usados pelo professor, para utilização directa ou como modelos para construção de outras, dentro desta temática.
Já não é "desculpa" não dominar os programas necessários à construção das WQ, pois estão à distância de um "minutos de procura"... Será talvez necessário providenciar outro tipo de condições na escola e nas mentes de cada um.
Não sou apologista da massificação de uma metodologia, no entanto considero que actualmente é premente a diversificação das mesmas, desde as que passam pelo "método tradicional", até às que introduzem as novas tecnologias na escola, ou a escola no mundo...